Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS

Autores:
Rita Oscarina Caravalho do Amaral (SEDUC-PA - Secretaria de Educação do Estado do Pará) ; Mayara Maximino (SEDUC-PA - Secretaria de Educação do Estado do Pará)

Resumo:

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma prática pedagógica utilizando-se de uma sequência didática (SD) voltada para a leitura e interpretação de texto, a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Aplicou-se a experiência com alunos de primeiro ano de ensino médio em uma escola pública estadual de Tempo Integral do munícipio de Marabá-PA, durante as aulas na disciplina da parte diversificada e complementar “Hora da Linguagem”. A elaboração e o desenvolvimento das etapas que envolvem a SD contaram com seis atividades diferenciadas e desafiadoras, que envolveram questões com textos verbais e não verbais advindos das provas do ENEM das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias entre os anos de 2009 a 2017.Objetivou-se com a SD mobilizar e estimular diferentes conhecimentos e habilidades, e proporcionar aos alunos o reconhecimento da estrutura e intertextualidade de diversos gêneros textuais por meio das questões propostas. Abordaram-se durante a realização das atividades os eixos de ensino de leitura, oralidade e análise linguística com o intuito de ampliar e possibilitar aprendizagens diversas, bem como, a avaliação. Como resultado da experiência foi possível perceber as dificuldades na aquisição e uso da linguagem nas práticas de leitura e interpretação, e essa condição, embora se mostre comum, pode ser revertida a partir de um trabalho específico, visando o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos.