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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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OFICINA DE FANZINE: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores:
Mayara Ewellyn Sá Maximino (SEDUC-PA - Secretaria de Educação do Estado do Pará) ; Rita Amaral (SEDUC-PA - Secretaria de Educação do Estado do Pará)

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo propor o uso do gênero textual memória na Educação Básica. Para tanto foram desenvolvidas e elaboradas ações que contribuíssem nas práticas de leitura, interpretação e produção textual, a fim de promover o resgate, o reencontro e a construção da identidade. Tomando como ponto de partida atividades que valorizavam o tempo e o lugar da memória para a construção de narrativas, buscou-se instigar rememorações e recontos de experiências vividas pelo aluno-escritor utilizando como estratégia pedagógica a construção de Fanzines. A oficina foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio nas aulas da disciplina da parte diversificada e complementar “Hora da Linguagem” em uma escola da rede pública estadual de Tempo Integral no município de Marabá-PA. O intuito da experiência foi despertar no aluno o interesse pela leitura e compreensão, assim como a produção escrita adequada do gênero memória, a partir do reconhecimento dos elementos textuais da narrativa para que se possa explorar a imaginação do aluno-escritor e o reconhecimento de marcas linguísticas. Nesse sentido, a oficina de Fanzine apresenta-se como uma proposta didático-pedagógica significativa de leitura e escrita, embora às deficiências e limitações comuns dos alunos, que propicia a expressividade, criatividade, autonomia e valorização do universo cultural.