Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA COM ENFOQUE INTERCULTURAL PARA ADOLESCENTES

Autores:
Igor Patrick Pereira (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Mateus Dias Silveira (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Resumo:

Com o intuito de fortalecer as políticas linguísticas  e criar um ambiente acadêmico propício para o contato entre culturas diferentes, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através do Programa de Formação para a Internacionalização (ProInt), em parceria com o Rotary Club de Uberlândia, oferece aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE) para adolescentes de diferentes nacionalidades de 16 a 18 anos, ministradas por estudantes do quarto período do curso de Letras/Inglês e Letras/Francês. As aulas têm como foco principal a interação comunicativa entre os adolescentes estrangeiros através de dinâmicas de sala de aula que abordam aspectos interculturais. As aulas de PLE resgatam as identidades culturais dos alunos e promovem um aprendizado que parte de comportamentos e pensamentos etnorelativistas e evoluem para atitudes relativistas da cultura do outro, de modo que estereótipos são revisitados e reconstruídos no e pelo grupo. Segundo Brun (2004, p. 92), a aprendizagem de uma língua estrangeira implica a transformação da pessoa pelo contato entre suas línguas e culturas. Isto significa considerar não apenas o aspecto comunicativo da atividade linguística, mas também sua função de representação do mundo (simbolização). A proposta desse trabalho é, com base na comunicação intercultural, facilitar a interação das culturas dos alunos por meio do uso de textos com temática intercultural e de atividades comunicativas com ênfase na interação intercultural.