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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MINIVOCABULÁRIO ADOLESCENTE DA LÍNGUA VERNÁCULA: uma proposta de ensino de léxico no Ensino Fundamental

Autores:
Aniele Cristina Rodrigues (PROFLETRAS/UFU - Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras/Universidade Federal de Uberlândia )

Resumo:

Nesta comunicação, apresentamos um recorte da pesquisa intitulada “Minivocabulário Adolescente da Língua Vernácula: uma proposta de ensino de léxico em sala de aula”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Cristina Cristianini. Nossos objetivos foram desenvolver uma proposta de intervenção direcionada à ampliação do repertório semântico-lexical nas aulas de Língua Portuguesa, com foco nas variações diastrática e diafásica, com vistas à elaboração de um minivocabulário adolescente e, especificamente, elaborar oficinas que tratassem da variação semântico-lexical, produzir um canal com o trabalho resultante das atividades em uma rede social de divulgação de vídeos, contribuir para a ampliação do vocabulário dos estudantes e colaborar, assim, com os demais profissionais da área de Língua Portuguesa. Para tal, nos baseamos, entre outros, nos conceitos teóricos de léxico e vocabulário (BARBOSA, 1998) e seu ensino (ANTUNES, 2012) e nos conceitos de norma e variação (COSERIU, 1980) e seu ensino (BORTONI-RICARDO, 2004). Quanto à metodologia, optamos pela realização de uma pesquisa-ação (THIOLLENT ,1986), com um grupo de 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberlândia – MG, partindo da observação do perfil dos participantes envolvidos na pesquisa e de seus conhecimentos semântico-lexicais até a realização de oficinas, a produção de um minivocabulário animado e a divulgação dos resultados obtidos em um canal em uma rede social. Constatamos, por meio da análise quantiqualitativa dos dados obtidos, que nossa pesquisa contribuiu positivamente não só para ampliar o acervo lexical dos alunos, mas principalmente para quebrar algumas crenças que eles apresentavam quanto à variação linguística e para promover seu interesse em pesquisar e compreender melhor a Língua Portuguesa.