Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Operadores argumentativos e polifonia no gênero Projeto Político Pedagógico

Autores:
Maria Eduarda de Oliveira Alves (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Vanessa Santos da Silva (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Este trabalho visa demonstrar resultados parciais de uma pesquisa que investiga os operadores argumentativos, como indicadores de polifonia e de argumentatividade, no gênero Projeto Político Pedagógico. Trata-se de uma pesquisa ligada ao projeto “Estudos semântico-argumentativos e enunciativos na língua e no discurso: marcas de (inter)subjetividade e de orientação argumentativa”, que descreve diferentes fenômenos semântico-argumentativos e enunciativos, na língua e no discurso. Para a investigação, adotamos os pressupostos da Teoria da Argumentação na Língua, proposta por autores como Ducrot (1987, 1988), Anscombre (2005, 2010), Espíndola (2003), Nascimento (2005, 2009, 2015), entre outros, e que adotam a concepção de argumentação como orientação discursiva. O Projeto Político Pedagógico é aqui tomado como um gênero discursivo, a partir da perspectiva baktiniana, que considera os gêneros como tipos relativamente estáveis de enunciados. O corpus de investigação é composto por Projetos Políticos Pedagógicas de escolas da rede pública de ensino do Vale do Mamanguape-PB, coletadas in locus. A investigação é de natureza descritiva e intrepretativista, já que descrevemos o funcionamento dos operadores argumentativos, como indicadores de polifonia e de argumentatividade, nos enunciados em que aparecem, verificando, inclusive, de que maneira eles são indispensáveis para a constituição do estilo linguístico do gênero em estudo. A investigação está em sua fase inicial e esperamos, até o final da pesquisa, não somente mapear quais modalizadores são mais significativos no gênero, mas também identificar seu funcionamento argumentativo e os efeitos se sentido que geram nos enunciados em que aparecem.


Agência de fomento:
CNPq