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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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VIVENCIANDO A LEITURA E A ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Marilene Sacramento Miranda (SEC - Secretaria de Educação do Estado da Bahia)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ano de 2017. O projeto didático intitulado “Ensinando e praticando a leitura e escrita na perspectiva do letramento” traz em seu bojo a ideia de que a ampliação de práticas sociais de leitura e escrita permitem ao sujeito a possibilidade de participação em eventos em que a leitura e a escrita são necessárias.  Na EJA, essas práticas são relevantes não apenas por construir uma ferramenta para a aprendizagem, mas também por propiciar aos sujeitos a capacidade de reagir frente às adversidades sociais e históricas a que são expostos.  A discussão sobre essa experiência está referenciada pelos Novos Estudos do Letramento (STREET,1984 e KLEIMAN,1995) que definem letramento como um conjunto de práticas de usos sociais da leitura e da escrita. O procedimento metodológico utilizado para realização deste trabalho ancora-se na etnografia da prática escolar (ANDRÉ, 2012), visto que sua realização acontece no contexto da sala de aula, permitindo considerar a história pessoal de cada sujeito que constitui esse espaço. No final do processo, os estudantes elaboraram livros da literatura de cordel e os apresentaram para comunidade escolar, demonstrando terem ampliado as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade.