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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DE IMIGRANTES HAITIANOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores:
Claudia Camila Lara (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas de leituras e de letramento de alunos haitianos do curso de Graduação em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tanto no contexto universitário, constituindo a esfera acadêmica, quanto fora dele. Segundo Kleiman (1995), o fenômeno do letramento implica diferentes níveis de leituras e de escritas que se refletem no processo de produção de um texto e do discurso dos sujeitos. Para tanto, as condições de domínio das práticas sociais advindas da leitura e da escrita estão associadas aos níveis de comportamento social, cognitivo e linguístico. Neste sentido, compreendemos duas questões centrais como objeto de estudo: 1) quais são as vivências de leitura dos sujeitos da pesquisa? e 2) como se tornaram leitores e quais leituras foram fundamentais para a formação de leitor fora e na Universidade, até o momento? Desta forma, o trabalho orienta-se pelo aporte teórico-metodológico de autores como Cerutti-Rizzatti (2009); Daga (2016); Kleiman (1995; 1996; 1999); Rojo (2003; 2009); Soares (1998) e Zavala (2010) e em estudos referentes ao letramento acadêmico e formação de leitores, por meio de práticas de leitura. Para responder às questões centrais que se propõe, foi elaborado um questionário e aplicado com alunos haitianos da UFFS. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados e comparados aos estudos já desenvolvidos dos autores mencionados. Com esta pesquisa, desenvolveu-se um estudo de relevância para a Universidade, por buscar a compreensão do processo de formação em diferentes aspectos dos sujeitos que acessam a instituição por meio de políticas públicas, aqui tratando-se mais especificamente do Programa de Acesso à Educação Superior para Estudantes Haitianos (PROHAITI). Portanto, as práticas sociais da relação língua e identidade consistem na formação identitária entre línguas e culturas e no discurso dos sujeitos no contexto acadêmico que compreendem sua constituição e formação acadêmica.


Agência de fomento:
CAPES