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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Sequências didáticas de português como segunda língua para surdos: uma proposta pensada nos novos e nos multiletramentos

Autores:
Beatriz Spinelli Gobbes (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

O objetivo desse trabalho é delimitar quais seriam as principais características necessárias em um material didático digital para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, buscando auxiliá-los no desenvolvimento de textos dissertativos-argumentativos. O desenvolvimento do material didático estará ancorado nas teorias do bilinguismo (Maher, 2007), principalmente no bilinguismo Libras-Português, em que a Libras e o Português são trabalhados de forma simultânea (Silva & Favoritto, 2009). Além disso, considera-se nessa pesquisa a contribuição dos novos e dos multiletramentos, propostos pelo Grupo de Nova Londres em 1996, pensando não só na multiplicidade de linguagens e mídias envolvidas nos textos atuais, mas também na diversidade cultural dos leitores contemporâneos, refletindo, também, a Mentalidade 2.0 (Lankshear & Knobel, 2007). De caráter qualitativo, etnográfico e interpretativo (Erickson, 1986), primeiro será realizada uma entrevista semi-estruturada com alunos surdos de 13 a 19 anos, que participam do atendimento pedagógico no CEPRE/FCM/Unicamp, a fim de mapear como os alunos enxergam o uso das novas tecnologias como educativa. Depois, será desenvolvida uma sequência didática sobre a construção de textos dissertativos-argumentativos no Prezi, pensando em práticas de ensino de Português como segunda língua para surdos. Essa sequência didática será aplicada com o mesmo grupo de alunos, a fim de observar se as práticas ali presentes foram eficazes ou não. Por fim, será realizada uma nova entrevista semi-estruturada com o grupo de alunos, para mapear os pontos positivos e os pontos negativos do material testado. Todas as etapas serão gravadas e registradas em um diário de campo. Espera-se, com essa pesquisa, uma reflexão aprofundada sobre práticas de ensino de português como segunda língua para surdos e como os materiais didáticos em formato digital podem contribuir para legitimar essas práticas.