Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MENSAGENS DE REFLEXÃO: LIÇÕES PARA A VIDA E PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS DA EJA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Autores:
Márcia Aparecida Moraes Domiciano (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Ângela Rita Christofolo de Mello (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

Essa comunicação tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação que analisa como leituras realizadas pelos educandos da EJA, nas mídias digitais, principalmente mensagens de reflexão, podem ser trabalhadas nas salas de aulas com vistas a promover o aprendizado. Traz como fundamentação Bakhtin (2016), Solé (1998), Marcuschi e Xavier (2010), Rojo (2012), Freire (1996, 2011) entre outros. O projeto de pesquisa ação/intervenção, de abordagem qualitativa, é desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop. Esse estudo se justifica ao observar os educandos de uma Turma do 1º segmento – Ensino Fundamental da EJA e perceber que eles buscam, além dos conhecimentos escolares, interação com os colegas de sala, bem como necessitam falar das próprias vidas e também ouvir palavras de incentivo. Diante disso, decidiu-se por uma intervenção que acolha o gosto dos educandos e proporcione o aprendizado ao mesmo tempo. Assim, a Sequência Didática (SD) planejada na perspectiva de Schneuwly e Dolz (2004), compõe-se de módulos com atividades pautadas em leituras e produções de textos do gênero mensagens de reflexões. Os textos trabalhados serão selecionados e visualizados nas multimídias, como também manuseados em papeis impressos pelos estudantes. Além disso, terão acesso a computadores e demais multimídias para lerem e produzir mensagens de reflexões que envolvam texto, imagem, som e postarem em redes sociais. Espera-se que, com a conclusão desse trabalho, os educandos tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam ler, produzir textos do gênero citado, bem como divulgá-los nas redes sociais, com autonomia nas atividades que envolvam leitura e produção textual nas diversas instâncias da vida. Com isso, publicizar possibilidades de se trabalhar com mensagens de reflexões e com as Tecnologias da Informação e da Comunicação na EJA, por meio de intervenções docentes inovadoras e dinâmicas.


Agência de fomento:
CNPQ