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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS

Autores:
Gabrielli Afonso Serafim (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Vanessa dos Santos Galvão Noronha (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos) ; Aline França dos Santos (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos)

Resumo:

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino bilíngue para alunos surdos, em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua do discente e a Língua Portuguesa escrita é a segunda (L2). No modelo bilíngue de ensino, a língua de sinais é defendida como um direito linguístico dos surdos, que confirma a necessidade do seu uso para a construção do conhecimento escolar (SILVA; FAVORITO, 2008). Esse trabalho desenvolveu-se no projeto de extensão Recursos e materiais para o ensino de Português para alunos surdos (UERJ), que propõe a elaboração de materiais didáticos de Língua Portuguesa escrita, como segunda língua e que contemple as diferenças e especificidades linguísticas do aluno surdo, com a mediação da Libras como língua de instrução no ensino-aprendizagem, por meio de uma proposta de educação bilíngue. Como a Libras é uma língua viso-espacial, diferente do Português, que é oral-auditiva, é necessário o uso de recursos visuais para a maior compreensão e entendimento da L2. O material é, também, uma forma de valorização, inclusão e manifestação da cultura surda e dos seus componentes. Esse trabalho desenvolveu-se em torno de três eixos temáticos: 1) pesquisa acerca dos materiais didáticos existentes para o ensino de Língua Portuguesa, como L2, para a comunidade surda; 2) visitação às escolas que possuem ensino bilíngue – Libras/ Língua Portuguesa – no estado do Rio de Janeiro; 3) planejamento e produção de materiais didáticos para o ensino de Português como L2. Como resultado dessa pesquisa, produziu-se o material didático intitulado Construindo juntos: volume 1, que é voltado para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II e está em processo de revisão do conteúdo e no aguardo de uma parceria para que ele seja publicado de forma gratuita. Espera-se que ele tenha continuidade para as outras séries do ensino básico.