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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Estratégias argumentativas em Redações modelo ENEM: por uma proposta de ensino produtivo de língua materna.

Autores:
Cristina Lima de Siqueira Margalho (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

Sob os moldes de Koch (2004), a argumentatividade é característica fundamental da interação social pela linguagem. Em todas as situações do cotidiano, o homem critica, julga, opina, manifesta-se de alguma forma e, com isso, forma juízos de valor. Nesse enquadre, quando organiza seu discurso, o homem visa a determinadas conclusões. Justifica-se, desse modo, a importância da abordagem da argumentação nas aulas de língua materna para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Objetivou-se, neste estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa, analisar as características estilísticas presentes na Redação Modelo Enem, as quais favorecem o seu caráter argumentativo. Para tanto, selecionou-se um corpus constituído de dez textos, produzidos por alunos da terceire série do Ensino Médio. Nos textos, procedeu-se a uma análise (i) da fundamentação argumentativa presente nos textos; (ii) dos mecanismos de coesão, responsáveis pelo encadeamento das ideias e, por fim, (iii) da manifestação do repertório cultural do aluno. Como pressupostos teóricos que norteiam a pesquisa, citam-se Citelli (2004), Pauliukonis & Werneck (orgs.) (2006) e Koch (2004), especialmente. Dessa forma, o trabalho que se apresenta pretende não só refletir sobre a abordagem do discurso argumentativo em sala de aula, mas também contribuir para o desenvolvimento de propostas pedagógicas que buscam priorizar o ensino produtivo de língua materna.