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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Análise linguística, semiótica ou gramatical? As instruções oficiais brasileiras entre formas e usos da língua

Autores:
José Bruno da Silva Paulino (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Thaynnáh Cibelly Caetano da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

Neste trabalho, apresenta-se uma análise comparativa entre as diretrizes estabelecidas em referenciais curriculares oficiais brasileiros para o ensino da língua portuguesa, na educação básica, com o intuito de se destacar concepções e encaminhamentos teórico-metodológicos no ensino da análise linguística e da gramática. Para a análise interpretativa dos dados a serem gerados, serão consideradas as pesquisas de linguistas brasileiros que, a partir de diversas abordagens teóricas, têm orientado o ensino de gramática da língua portuguesa (BAGNO, 2016; ANTUNES, 2007; GERALDI, 1988, 1996; POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 1996, 2004). O corpus constituído como objeto de estudo são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) caracterizando a pesquisa como uma análise documental, sob enfoque qualitativo-interpretativista. A construção metodológica da pesquisa desenvolver-se-á a partir das seguintes etapas: i) Revisão bibliográfica dos estudos sobre o ensino da análise linguística/gramática, dos autores citados; ii) Levantamento das orientações dos PCN sobre o eixo da análise linguística; iii) Levantamento das orientações da BNCC sobre o eixo da análise linguística/semiótica; iv) Análise comparativa das orientações teórico-metodológicas para o ensino da gramática/análise linguística/semiótica, entre os PCN e a BNCC. Como considerações parciais do estudo, evidencia-se uma das contribuições dos referenciais curriculares analisados: o aprofundamento da reflexão acerca do estudo e da análise de elementos linguístico-discursivos, tomados como objetos de ensino de língua portuguesa e focalizados desde os PCN, com sua ampliação na BNCC, trabalhando os gêneros discursivos também em seus traços léxico-semânticos, de modo a permitir uma visão pedagógica contemporânea para as práticas de linguagem e as formas pelas quais os textos são produzidos e circulam socialmente.