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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O lúdico como ferramenta de ensino na aula de PLE: aprendizagem e diversão

Autores:
Pâmela Andrade Lima (UFRR - Universidade Federal de Roraima)

Resumo:

A presente comunicação tem como objetivo discorrer acerca da utilização de jogos em sala de aula língua estrangeira, por meio de experiências vivenciadas no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) durante a realização de cursos oferecidos a alunos intercambistas na Universidade Federal de Roraima. Apoiados em uma metodologia comunicativa de ensino, a partir dos estudos de Hymes (1971), Canale e Swain (1980) e Almeida Filho (1992; 1998; 2015), abordamos o lúdico com uma importante ferramenta na sala de aula de PLE. Destacamos que o ensino de língua nessa abordagem centrada na comunicação, tem como pontos básicos o interesse pelo significado e a interação com pessoas. Podemos dizer que a ludicidade em sala de aula estimula a participação ativa do aluno na língua portuguesa, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e criatividade no uso da língua. Desse modo, entendemos que o aprendizado é facilitado e potencializado. Compreendemos, assim, que atividades que aliam aprendizagem e diversão facilitam o aprendizado por serem capazes de colocar o aluno em situações reais de uso da língua, contribuindo, também, com a motivação para a aprendizagem. Ou seja, percebemos que atividades divertidas devem estar presentas em uma sala de aula de PLE, por possuirem um importante papel no desenvolvimento e na motivação para o aprendizado da língua portuguesa.