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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A Multimodalidade em Livros Didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio

Autores:
Fernando Fidelix Nunes (SEEDF - Secretaria de Educação do Distrito Federal)

Resumo:

Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003, 2006, 2008[1992]), da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985) e da Teoria da Multimodalidade (KRESS e Van LEEUWEN, 2001, 2006; Van LEEUWEN, 2005, 2006, 2011) este trabalho objetiva investigar como os livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (ABAURRE, ABAURRE e PONTARA, 2016; SETTE et al, 2016; ALVES e MARTIN, 2016) trabalham conceitos e práticas ligados à Multimodalidade e ajudam a aplicar a Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012, 2013). Os resultados parciais da pesquisa demonstram as atividades propostas nessas obras apresentam algumas limitações. Ocorre, por exemplo, o predomínio do papel dos estudantes como receptores dos textos multimodais, sendo exceções práticas didáticas que proponham aos estudantes a produção de textos multimodais em contextos reais de uso; e o fato de se desconsiderar, em algumas circunstâncias, os usos de vários recursos semióticos que constituem um texto multimodal, como os que compõem a modalidade sonora ao se analisar uma música, cujo significado e contexto de uso estão ligados de forma indissociável a essa modalidade. Esses problemas dificultam o trabalho de diversas modalidades no contexto escolar, pois colocam os alunos no papel de receptores dos textos multimodais e sem a possibilidade de explorar as reais propriedades destes no seu contexto de uso real.