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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Relevância da Concepção e Implementação dos Projetos de Ensino de Leitura e Escrita em Busca do Desenvolvimento do Letramento dos Alunos para as Práticas Sociais no Contexto da Escola Pública Estadual de Rio Branco/Acre

Autores:
Rossilene Brasil Muniz (UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE)

Resumo:

O presente trabalho é sobre o projeto de pesquisa intitulado A Relevância da Concepção e Implementação dos Projetos de Ensino de Leitura e Escrita em Busca do Desenvolvimento do Letramento dos Alunos para as Práticas Sociais no Contexto da Escola Pública Estadual de Rio Branco/Acre será implementado no decorrer de 2018/2019 no contexto da escola pública do Ensino Fundamental II, no município de Rio Branco, Acre. Dentre outros aspectos é importante destacar que o projeto busca estudar sobre a existência de projetos de leitura e escrita na escola e qual a concepção teórica e metodológica permeiam estes projetos, bem como, verificar a sua execução no contexto social complexo atual. Há ainda o relevante interesse em observar nesses projetos se perspectivam um impacto formativo para o desenvolvimento do letramento dos alunos para as “práticas sociais” (Soares, 2001). O referencial teórico centra-se na análise e reflexão sobre o ensino da língua portuguesa com ênfase nos aspectos da leitura e escrita na perspectiva de Freire (1987), Geraldi (1984), Kleiman (1989), Orlandi (1996), Soares (2002), Pinto (2018), dentre outros estudiosos que defendem o desenvolvimento competente linguístico dos alunos para as práticas sociais. A pesquisa é de caráter qualitativa documental (Sampieri et alli, 2006). Os resultados buscam demonstrar se os projetos objetivam a melhoria da competência linguística dos alunos para as práticas sociais. Deste modo, acredita-se que pela formação do professor competente, bem como da sua ação profissional efetiva no contexto de sala de aula, via metodologia dos projetos de ensino, seja possível formar cidadãos críticos, conscientes e detentores de autonomia e sujeitos da sua própria palavra na realidade social.

 

 


Agência de fomento:
FAPAC/CNPq