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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Estudando a Competência Emocional no Ensino/Aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) em Contexto Universitário: Proposições Teóricas para a Formação de Professores

Autores:
Gabriela Lombardi Mello (UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Resumo:

A competência é um dos aspectos fundamentais na formação docente. Entretanto, são poucos os trabalhos na área de Português Língua Estrangeira (PLE) com esse enfoque, sobretudo quando se trata de contextos em que não há formação para o professor de PLE nas licenciaturas, ou quando essa formação se dá em contextos informais, como em cursos de extensão. Segundo Almeida Filho (1993, 1999, 2012, 2014), um professor de línguas deve possuir as seguintes competências comunicacionais: implícita, teórica, aplicada, linguístico-comunicativa e profissional. Porém, ao lidar com contextos multilíngues e em que ensina sua própria língua como estrangeira, acreditamos que o professor, em especial de PLE, deva ter também uma competência que envolva a sensibilidade para lidar com os conflitos culturais, as dificuldades afetivas de se ensinar/aprender uma língua tipologicamente distante da língua de origem e as motivações intrínsecas para aprendê-la, a qual denominamos competência emocional. Nesta apresentação, orientada por Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya, pretende-se mostrar alguns resultados da pesquisa de Iniciação Científica (ISB, PIBIC-Reitoria/UNESP), desenvolvida junto a um projeto de extensão em universidade pública paulista, denominado “Português Língua Estrangeira”. Como objetivos gerais, busca-se analisar um contexto multilíngue de ensino/aprendizagem de PLE orientado pela interculturalidade, e como se dá a construção de competências de ensinar e de aprender. Indo além, vislumbra-se investigar a possibilidade de uma proposição teórica em torno da competência emocional, a partir da observação e reflexão sobre a atuação docente em PLE no contexto investigado. A metodologia de pesquisa utilizada é de cunho interpretativista e caráter etnográfico (OLIVEIRA, 2010), no sentido de que serão analisados os dados sobre competências gerados a partir da observação do trabalho pedagógico da professora de PLE. A investigação terá também uma orientação para a pesquisa bibliográfica e documental, em torno das competências do professor e da possibilidade de se propor outra competência.