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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Letramentos acadêmicos de doutorandos da UNICAMP

Autores:
Larissa Giacometti Paris (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

O objetivo desse trabalho consiste em definir e analisar os eventos e as práticas de letramentos acadêmicos de alguns doutorandos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa de doutorado qualitativa e interpretativista que se encontra em andamento, desenvolvida no programa de Linguística Aplicada da referida instituição. Tal análise fundamenta-se na teoria dos Novos Estudos do Letramento, na qual entende-se as práticas de letramentos como sociais (STREET, 1984) e, mais especificamente, na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998), em que as práticas de letramentos, além de serem compreendias como sociais e situadas, são constituídas por relações discursivas e de poder entre pessoas, instituições e identidades sociais. Em relação à geração de dados, entrevistas semiestruturadas foram realizadas, durante o segundo semestre de 2018, com oito doutorandos regularmente matriculados em programas de doutorado pertencentes às quatro áreas de pesquisa da UNICAMP: ciências biológicas e da saúde; ciências exatas e da terra; ciências humanas e artes; e tecnológica. A frequência das entrevistas, para cada sujeito participante, foi mensal, com acompanhamento etnográfico ao longo de cinco meses. Por meio dessas conversas cíclicas (LILLIS, 2008), buscou-se investigar os eventos e as práticas de letramentos acadêmicos dos sujeitos a partir de uma perspectiva etnográfica como teorização profunda e não somente como método (LILLIS, 2008). Foi possível mapear temáticas horizontais (BARTON; HAMILTON, 1998) comuns a todos os sujeitos, tais como: vozes no discurso acadêmico-científico, coautoria, escrita em inglês, cobrança por produtividade, rede de colegas pós-graduandos, escrita como um conflito e suas dimensões escondidas. Embora comum a todos os doutorandos, tais temáticas emergiram, nas entrevistas, a partir de diferentes concepções de escrita acadêmica e, portanto, relacionam-se a diferentes eventos e práticas de letramentos acadêmicos.


Agência de fomento:
CNPq