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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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OS EFEITOS DE SENTIDO CAUSADOS POR NEOLOGISMOS SEMÂNTICOS NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Autores:
Maria Amorim Vieira Castro (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Vinicius Saez de Oliveira Coelho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

De acordo com Alves (1990), a atribuição de novo significado a uma base formal gera
um novo item lexical, o neologismo semântico. Muito presentes na linguagem popular,
os neologismos semânticos são muito usados também na linguagem publicitária, já que
esta é utilizada com o objetivo de persuadir o virtual consumidor, induzindo-o ao
consumo de produtos ou serviços. Com isso, importa ver na publicidade um gênero
textual que assimila e reproduz muito facilmente inovações lexicais, tratando-se de um
gênero que abarca diversas áreas do conhecimento, portanto, vários campos lexicais. O
objetivo deste trabalho é mostrar o crescente número de neologismos semânticos
presentes na linguagem publicitária impressa, discutir conceitos e características desse
processo de formação de palavras no português brasileiro, ressaltando a importância de
se trabalhar, na sala de aula, com tais neologismos a partir da análise de textos
publicitários como material didático. É inegável a importância do estudo dos
neologismos semânticos em meio à prática pedagógica, especialmente no estudo de
interpretação de texto e dos efeitos de sentido causados pela escolha lexical do locutor.
O corpus de análise é composto de textos publicitários veiculados pela revista noticiosa
Veja, cujas edições abarcam o período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. O
estatuto de neologismo que se confere aqui às unidades léxicas selecionadas seguiu o
critério de registro dicionarizado, com a adoção de um corpus de exclusão, constituído,
neste caso, pelos seguintes dicionários brasileiros: Dicionário Houaiss da língua
Portuguesa, 2ª ed., de 2009; Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 5ª ed. (versão
eletrônica), de 2010 e o Dicionário Caldas Aulete (2015), versão on-line. Nossa
fundamentação teórica se apoia em Guilbert (1975), Alves (1990) e Silva (2006), na
conceituação de neologia e neologismo semântico, e Ferraz (2008, 2010), no que diz
respeito ao desenvolvimento da competência lexical.


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