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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A avaliação do uso do material de insumo nas tarefas integradas de leitura e escrita do exame Celpe-Bras

Autores:
Kaiane Mendel (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência em Português como Língua Adicional integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa entre especialistas da área (CUMMING, 2013; YU, 2013) e pouco discutida no contexto brasileiro (MENDEL, 2017; PILEGGI, 2015; 2017; MENDEL; SCHOFFEN, 2017), está em consonância com o construto teórico do Celpe-Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003) e no uso da linguagem como ação conjunta (CLARK, 2000). De modo a operacionalizar esse construto, na Parte Escrita do Celpe-Bras, o exame apresenta quatro tarefas que estabelecem situações de uso da língua em que o examinando deve se inserir a fim de responder, por meio de textos escritos, ao que está sendo solicitado. Cada tarefa é elaborada com base em um material de insumo autêntico (vídeo, áudio ou texto escrito), a partir do qual se avalia a leitura ou a compreensão oral do examinando de modo integrado à avaliação de produção escrita. Isto posto, este trabalho objetiva verificar como o uso do material de insumo é avaliado nas tarefas integradas de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. Para tanto, essa investigação tem em vista as orientações teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1990; MASON, 2002), de modo a realizar a análise documental de tarefas de leitura e escrita já aplicadas pelo exame Celpe-Bras, bem como de textos produzidos por examinandos em resposta a essas tarefas. Os resultados preliminares apontam para o uso do material de insumo como sendo um critério de avaliação de leitura nas tarefas integradas do exame Celpe-Bras.


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)