Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Contributos para a formação de professores de Português Língua Não Materna

Autores:
Angelina da Silva Peixoto Feereira Rodrigues (UAB - Universidade Aberta)

Resumo:

A relevância da formação de professores de Português Língua Não Materna (PLNM) decorre da existência, em contexto escolar, de cada vez mais alunos de diferentes proveniências, cuja diversidade linguística e (inter)cultural coloca também aos professores mais e maiores desafios, a nível do seu desenvolvimento profissional, social e ético (Bizarro, 2013), questão transversal ao ensino de línguas.

No âmbito do ensino do PLNM, são vários os autores que se debruçam especificamente sobre a formação de professores (Branco, 2008; Bizarro & Braga, 2013; Duarte, Moreira & Flores, 2013; Pinto, 2013; Melo-Pfeifer, 2013; Rodrigues, 2016)

Com base nesta problemática, pretende-se nesta comunicação apresentar parte de um projeto sobre a formação de professores de PLNM que está a ser desenvolvido no âmbito do doutoramento em “Didática das Línguas- Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global” (na Universidade Aberta, em associação com a FCSH da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Rosa Sequeira) no qual se pretende evidenciar a situação dos professores de PL2 e/ou de PLE no que respeita às dificuldades com que estes se deparam ou às áreas de formação que sentem ser necessárias ou prioritárias com o intuito de que estas possam vir a constituir propostas para a formação contínua de professores de PLNM. Pretendemos, assim, apresentar parte dos dados recolhidos através de um inquérito a professores sobre as questões enunciadas.

 

Referências

Germain, Claude & Netten, Joan (2010). “La didactique des langues: les relations entre le plans psychologique, linguistique et pédagogique”. Linguarum Arena- Vol.I, nº 1-2010, pp. 9-24.

Bizarro, Rosa & Braga, Fátima (2013). “A Formação de Professores de Português Língua Não Materna na Faculdade de Letras do Porto. Questões Interculturais e Ensino Inclusivo do Português Língua Segunda”. In Bizarro, Rosa; Moreira, Maria Alfredo; Flores, Cristina (Coord.). (2013). Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel, pp. 156-172.