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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Remição de pena pela leitura: uma abordagem crítica de construções sociossemióticas entre participantes do projeto no DF

Autores:
Kelly Cristina de Almeida Moreira (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo analisar construções sociossemióticas entre participantes do projeto de remição de pena pela leitura “Ler liberta – uma perspectiva de ressocialização nos estabelecimentos penais do Distrito Federal”.  Os estudos estão sendo realizados no universo da língua portuguesa e contemplam o discurso e a gramática, eixos fulcrais das construções sociossemióticas. Para tanto, busca-se entrelaçar os estudos críticos do discurso, na vertente de Fairclough (2001, 2003, 2010), a Linguística Sistêmico-Funcional, com base na gramática da experiência desenvolvida por Halliday (1994) e ampliada em Halliday e Mathiessen (2004), bem como as formas de representação de atores sociais sugeridas por van Leeuwen (1997, 2009). A teoria linguística de base hallidayana é voltada para o foco social, o que permite mostrar como as funções sociais determinam a linguagem. Desde essa perspectiva funcional, além de contemplar a interioridade da língua como sistema estrutural (gramática), tratar-se-á de enfocar, de modo específico, a exterioridade multifuncional do discurso, dimensão que faz da língua um contrato social. O propósito é discutir variáveis de registro, com base em marcas linguísticas e propriedades discursivas que se encontram arraigadas em contextos de cultura e que emergem de contextos de situação. Isso, com vistas a identificar e, em condições propícias, reforçar traços pertinentes à identidade pessoal e social dos participantes do projeto, reclusos no sistema penitenciário do DF. Com base nos resultados de análise de dados empíricos, interpretamos representações discursivas que giram em torno da opressão e da discriminação, o que gera identidades fragmentadas, ou melhor, enfraquecidas pela desigualdade social. Espera-se, assim, com os resultados dessa pesquisa, uma contribuição para desvelar práticas sociais naturalizadas, que se perpetuam no senso comum através de práticas discursivas discriminatórias presentes no contexto estudado.