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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Características do embate discursivo na interação escrita entre professor-aluno: elementos para a reflexão sobre o letramento do professor

Autores:
Sílvia Letícia Matievicz Pereira (IFPR - Instituto Federal do Paraná)

Resumo:

Assentado em análises linguístico-enunciativo-discursivas (KLEIMAN, 2006), este trabalho tem por principal objetivo tecer reflexões acerca do embate discursivo presente em intervenções didáticas orientadas pela análise linguística (MENDONÇA, 2006; SUASSUNA, 2002; GERALDI, 1999 ) em situação de ensino do gênero discursivo escolar dissertativo-argumentativo. Os dados provêm de interações escritas entre professores e alunos em contexto de projeto de extensão voltado à preparação para a Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. A análise da materialidade linguística das interações verbais focou na busca por elementos caracterizadores de intervenções didáticas que se mostraram mais favoráveis à apropriação do gênero em estudo, de modo a propiciar aos aprendizes a potencialização de suas habilidades de reflexão sobre a língua, desenvolvendo estratégias discursivas favoráveis à argumentação. Trata-se de análise qualitativa, de base interpretativista, conforme orientações de Bortoni-Ricardo (2008), Erickson (1989) e de Denzin & Lincoln (2006). Por tratar-se de um caso especifico, a pesquisa se caracteriza, também, como um estudo de caso (STARKE; TORRANCE, 2005; BARONE,2004). Espera-se, com as análises, construir elementos que possam nortear a ação profissional docente no que se refere ao seu papel de agente de letramento, capaz de promover a apropriação de gêneros discursivos diversos, mais especificamente, neste caso, do gênero escolar dissertativo-argumentativo.