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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Formação de professores de Língua Portuguesa e as diretrizes norteadoras do Ensino na educação de Jovens e Adultos

Autores:
Tamiris Marques Eng Wang (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

No âmbito dos estudos da Linguística Aplicada, este trabalho é parte da dissertação de mestrado, que objetivou em refletir sobre as concepções de formação/educação linguística descritas nos documentos oficiais da educação básica para Mato Grosso, bem como as práticas de docentes que atuam na área de linguagem na disciplina Língua Portuguesa na educação de Jovens e Adultos. No intuito de refletir sobre a política pública empreendida pelo Governo Federal – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – Língua Portuguesa) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/CAPES) que possibilita aos graduandos do Curso de Letras a observar, refletir e atuar como pesquisadores em sala de aula. Dessa forma, o espaço que nos permitiu tal investigação é a Educação de Jovens e Adultos, escola de Educação Básica no contexto norte do estado que acolheu o projeto desde o ano de 2009. Para tanto observamos as concepções de formação/educação linguística descrita tanto nos documentos oficiais da educação básica para Mato Grosso, quanto na proposta formativa do PIBID e a partir dos discursos de (03) professores atuantes na disciplina de Língua Portuguesa, compreenderemos como as intervenções/participações dos pibidianos/as dialogam no processo formativo tanto dos bolsistas quanto dos professores assistidos. Assim, filiados à Linguística Aplicada Crítica e na compreensão do espaço de “des-aprendizagem” caminharemos com Santos e Ramos (2014), Silva (2013), Tfouni (2011) Kleiman (2005), Lopes (2006), Antunes (2003), Fabrício (2006), Magalhães (2013), Roque-Faria (2009; 2014, 2016), Imbernón (2012), dentre outros. Para tanto se espera contribuir com as pesquisas em educação linguística e “olhar” especialmente para as políticas formativas iniciais em Mato Grosso, bem como seus impactos em contexto situado.

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Agência de fomento:
UNEMAT