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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O livro e eu: literatura infantil e juvenil em pesquisa-ação

Autores:
Rosângela Araújo Darwich (UNAMA - Universidade da Amazônia) ; Ana Letícia de Moraes Nunes (UNAMA - Universidade da Amazônia) ; Agnnes Caroline Alves de Souza Valente (UNAMA - Universidade da Amazônia)

Resumo:

A pesquisa-ação “Grupos Vivenciais e Vida em Sociedade: uma Intervenção Interdisciplinar” foi implementada por docentes e discentes dos cursos de Psicologia, Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA). Objetivou-se formar leitores e favorecer a construção de postura resiliente em grupos vivenciais em que literatura infantil e juvenil fundamentaram as intervenções. A constituição de ambiente não coercitivo permitiu que diferentes estratégias e práticas de leitura literária fossem estendidas a recriações por meio de desenhos, pinturas, colagens, fotografias e dramatizações. O procedimento utilizado foi avaliado ao longo do processo, no sentido de realização de uma pesquisa-ação. Entre 2017 e 2018, quarenta e cinco grupos vivenciais foram formados em escolas de ensino fundamental e médio, em organizações não governamentais e com crianças e seus respectivos responsáveis na clínica de Psicologia da UNAMA, com cerca de quatrocentos participantes. Cada grupo foi composto por uma média de dez participantes e contou com dez encontros, com periodicidade semanal. A utilização de escalas no estilo Likert permitiu o acompanhamento do progresso dos participantes em termos de engajamento espontâneo, iniciativa, concentração e criatividade, e compartilhamento de ideias. Para os participantes, os encontros se constituíram em ocasião para o desenvolvimento de prazer pela leitura e oportunidade de leitura de si próprios, com incremento na resiliência no contexto grupal e para além dele. Desdobramentos foram verificados em direção ao papel ativo que os participantes desempenham em suas vidas e naquelas que tocam, incluindo a própria escola, a família e a comunidade, de modo geral. Quanto ao grupo de pesquisa, a aproximação entre texto e vida deu suporte a discussões acerca do conceito de resiliência, servindo de ponte entre teoria e prática, aprofundando a interdisciplinaridade das ações e viabilizado a formação de alianças entre pesquisas em âmbito nacional e internacional.