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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A (DES) CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR E MARGARET ATWOOD

Autores:
Ana Lúcia Duarte dos Santos (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)

Resumo:

RESUMO: O objetivo deste trabalho é problematizar através das leituras dos contos Amor, da escritora brasileira Clarice Lispector e do conto Bola de Cabelo, da escritora canadense Margaret Atwood, a representação da construção identitária da mulher por intermédio das personagens femininas Ana e Kat, retratadas nos respectivos contos. Usando o aporte crítico da Linguística Aplicada que busca estudar os usos da linguagem em diferentes contextos e situações, objetiva-se analisar a questão da fragilidade feminina retratadas nos textos literários. As duas narrativas analisadas neste trabalho encontram-se em proximidade com o contexto sociocultural, sendo assim, possível revelar aspectos relevantes da constituição das identidades de gênero, bem como a ligação com as relações sociais e relações de poder em que são impostas as mulheres pela sociedade, sendo, portanto, uma construção cultural da sociedade que impõe a condição do que é ser mulher, entretanto não é algo intrínseco a natureza feminina. Outro aspecto importante na escolha dos textos literários foi o fato de ambas as narrativas serem escritas, respectivamente, por duas precursoras da literatura de autoria feminina. Podemos afirmar que as obras de Clarice Lispector e Margaret Atwood estruturam-se em torno das relações de gênero. Diante disso, estudos teóricos relacionados à identidade e ao feminismo, serão utilizados para ajudar a entender como e por que as mulheres escrevem sobre a relação entre os gêneros e por que essa relação ainda apresenta, na pós-modernidade, resquícios do patriarcalismo. Por fim, pretende-se problematizar a importância de tratar sobre as representações sociais construídas pelas relações de gêneros no ensino de língua materna, com o intuito de serem debatidas no contexto escolar, apresentando a literatura como um recurso pedagógico que pode contribuir para desfazer os pré-conceitos historicamente estabelecidos no meio social.