Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


OFICINAS MULTIMODAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Francisca Maria de Souza Ramos Lopes (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RGN) ; Risoleide Rosa Freire de Oliveira Oliveira (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RGN)

Resumo:

O presente trabalho é um recorte do projeto de extensão Práticas de leitura e escrita no ensino fundamental: interação universidade-escola, em desenvolvimento na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Assu, cujo objetivo consiste em estabelecer o diálogo entre a universidade, professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas assuenses, tendo em vista a renovação contínua das práticas de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Em sua quarta edição, as oficinas propostas nesse projeto, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, constituem-se em um espaço de articulação e reflexão sobre o ensino de produção textual. Para tanto, com base na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin e nos estudos dos multiletramentos, são ministradas por equipe composta por professores e graduandos do curso de Letras Língua Portuguesa, nas quais abordam desde aspectos discursivos e estruturais até à ortografia vigente. Por meio desses recursos teórico-metodológicos, orientam-se professores e alunos do ensino fundamental quanto às práticas multimodais de leitura e escrita para uma produção textual bem-sucedida. Desse modo, as oficinas planejadas levam em conta as necessidades contemporâneas do ensino fundamental quanto à leitura e à escrita, com a expectativa, a exemplo dos resultados obtidos nas edições anteriores, de contribuir para a formação dos graduandos do curso de Letras e dos professores em serviço, demonstrando-lhes a necessidade de envolvimento nas práticas de linguagem necessárias aos seus alunos no ensino fundamental, assim como mais consciência da importância dessas práticas em suas atividades sociais, familiares, escolares e profissionais.