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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A construção do professor-pesquisador no PROFLETRAS: o processo de apreensão de gêneros acadêmico-científicos

Autores:
Maria do Socorro Oliveira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Embora nessas duas últimas décadas se tenha registrado um grande interesse pelos estudos acerca do letramento acadêmico-científico, manifestado por pesquisadores de variados domínios disciplinares (DEFAYS ET. AL., 2009; LEA; STREET, 2016; BAZERMAN, 2006; BAWARSHI; REIFF, 2010; ASSIS, 2010; OLIVEIRA, 2016), o interesse por essa problemática, nos dias de hoje, ainda é marcante. Isto se dá em razão das dificuldades de leitura e de escrita reveladas por estudantes que ingressam na universidade e/ou por professores em formação continuada, o que justifica a necessidade de se continuar investindo nesses estudos, especialmente no contexto brasileiro. Em face disso, este estudo explora as dimensões escondidas (STREET, 2010) no processo de apreensão envolvido na construção do conhecimento genérico (BAWARSHI; REIFF, 2013), relativo à dissertação de mestrado – gênero textual exigido como requisito para a conclusão do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), e a construção do professor-pesquisador nesse Programa de capacitação para o exercício da docência. A pesquisa ancora-se nos estudos de letramento acadêmico (LEA; STREET; 2006; STREET, 2010), nas pesquisas sobre escrita, filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; RUSSEL ET AL., 2009; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995) e nos estudos sobre identidade (HOLLAND; LACHICOTTE, 1998). Metodologicamente, está inserida na abordagem de pesquisa interpretativista (MOITA LOPES, 1994), informada por instrumentos de natureza etnográfica (questionários, entrevistas, protocolos verbais, grupos de discussão, diários de pesquisa, notas de campo, entre outros). A discussão aponta para a importância do processo de didatização dos gêneros acadêmico-científicos, vistos como enquadres da e para a ação social, em determinados sistemas de atividades humanas, relacionados à função docente.