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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA REFUGIADOS COMO ESTRATÉGIA DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO SOCIAL

Autores:
Jotta Dickson Diniz Silva (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo demonstrar o status do ensino de língua portuguesa no Brasil em contextos diversos conforme as suas demandas, i. e., quais as iniciativas já têm sido pensadas e como se tem buscado alinhar as abordagens de ensino conforme as mais diversas demandas. De igual modo, a investigação das condições de grupos variados de estrangeiros e a situação em que se encontram no Brasil, sobretudo os que têm o status de refugiados no país por quaisquer que sejam os motivos. Esta pesquisa é realizada a partir de um programa de ensino, pesquisa e extensão, a partir do qual a sua investigação tem-se realizado nesse contexto de aulas de português ministradas para refugiados que representam uma dessas demandas mencionadas e, assim, com este trabalho pôde trazer o diálogo que permeia entre autores que já têm discutido as abordagens e metodologias de ensino de línguas em diversos contextos e, assim ampliar as discussões sobre possíveis estratégias de acolhimento e integração social de refugiados, a partir do ensino de Português, tomando-se por pressuposto aqui a relevância do processo de internacionalização das universidades como uma das ações que contribuem para a extensão dessas iniciativas na sociedade, por exemplo, a atuação de ONGs que surgiram de investigações semelhantes a essa.