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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DA LEITURA E PRODUÇÃO DE CONTO À REALIZAÇÃO DE ÁUDIO-HISTÓRIAS COMO TEXTO MULTIMODAL

Autores:
Marciana Teixeira de Gois (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo:

O ensino-aprendizagem em escolas do Brasil tem registrado dados alarmantes quanto ao nível de conhecimento dos alunos. Diante dessa problemática e visto que a sala de aula pouco se inova ou se deixa inovar, é de fundamental importância que as instituições escolares e os professores, os quais estão à frente da sala de aula, mudem concepções tradicionais de ensino ou as aprimorem, voltando-se para a realidade, interesse e necessidade dos estudantes. Na atualidade, a tecnologia, precisamente as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) - fenômeno amplamente utilizado nos meios virtuais e realidade social, serve como referência para que a mudança ocorra no ensino. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi averiguar se as TDICs corroboram com o ensino-aprendizagem em sala de aula; se intervém de forma significativa na leitura e produção textual do gênero conto e se possibilitam a motivação dos alunos para a aprendizagem em meio tecnológico. Para tanto, foi desenvolvido com os alunos do 7º ano, da Escola Estadual 19 de Maio, de Alta Floresta - MT, a Sequência Básica proposta por Cosson (2009), a qual envolvia leitura e produção de contos, além de sua retextualização em meio digital, para gerar o produto “áudio-historias”. A fundamentação teórica deste trabalho é realizada através de Cosson (2009), Carvalho (2011), Kenski (1969), Rojo (2012), Marcuschi (2010) e Coscarelli (2011). Este trabalho revelou que as TDICs auxiliam no processo de ensino e aprendizagem ao envolver a leitura, produção e retextualização do gênero conto, além de possibilitarem a motivação dos alunos para a aprendizagem em meio tecnológico. Diante dos resultados, cabe às instituições escolares e professores, a mudança de práticas canônicas para o aperfeiçoamento junto às TDICs, favorecendo a aprendizagem dos alunos.


Agência de fomento:
CAPES