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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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LITERATURA NA ESCOLA: A LEITURA E PRODUÇÃO DE FÁBULA MEDIADA PELOS MULTILETRAMENTOS

Autores:
Marciana Teixeira de Gois (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) ; Iraci Sartori (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) ; Márcia Aparecida Moraes Domiciano (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo:

Os gêneros textuais produzidos em sociedade devido à necessidade comunicativa nas relações interpessoais, são também materiais de estudos em ambiente escolar. Dada a importância da literatura na aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, destaca-se neste trabalho, o gênero literário narrativo, fábula. Dessa forma, buscou-se provocar em alunos, através de leituras, reflexões sobre comportamentos humanos e registrá-los de forma conotativa a fim de desenvolver a criatividade e a capacidade de produção desse gênero. Para tanto, foi desenvolvida com os alunos do segundo ciclo da terceira fase do ensino fundamental – 6º ano, da Escola Estadual 19 de Maio, da cidade de Alta Floresta - MT, uma sequência didática que tinha como gênero a ser explorado, a fábula. Além do contato com leituras e filmes desse gênero, os alunos tiveram a oportunidade de produzirem seus textos e contá-los em vídeo para a divulgação em ambiente escolar e também rede social da escola facebook; o que favoreceu a aprendizagem em multiletramentos. Os teóricos que embasaram o trabalho foram: Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Rojo (2012), Colomer (2007), Cosson (2014), Coscarelli (2017), Ribeiro (2016) e Jouve (2012). O estudo revelou que os alunos puderam ser reflexivos e criativos ao se descobrirem como produtores do gênero fábula; a gravação da história em vídeo e inserção em meio digital possibilitou a aprendizagem e letramento nessa área. Dessa forma, cabe ao professor oferecer ao aluno a possibilidade de leitura e produção de textos literários, de modo que seja prazeroso, para que lhe faça sentido a vivência e experiência literária.


Agência de fomento:
CAPES