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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino da metáfora para aprendizes de PLA: uma prática através da sensibilização

Autores:
Leticia Presotto (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo:

A metáfora e outros fenômenos da linguagem figurada, como as expressões idiomáticas, ocorrem com grande frequência em diferentes contextos da linguagem, sendo considerados desafiadores tanto para os aprendizes de língua adicional (LA) quanto para os professores. Nota-se um uso expressivo de metáforas em textos diversos sobre economia, administração e ciências em inglês (LITTLEMORE, 2017), por exemplo, e pesquisas têm apontado que alunos estrangeiros apresentam dificuldades de compreensão quando se deparam com esse fenômeno até mesmo na academia (LITTLEMORE et al., 2013; LITTLEMORE et al., 2011; LITTLEMORE, 2001). O estudo da metáfora na perspectiva do ensino de LA tem sido desenvolvido já há algum tempo (LOW, 2008), porém é um aspecto bastante novo na área de ensino e aprendizagem de português como língua adicional (PLA). Por isso, e pelo fato de o estudo de PLA vir ganhando atenção devido à maior procura por parte de estudantes estrangeiros que buscam convênios em universidades brasileiras, notamos, cada vez mais, a necessidade de estudos que investiguem o PLA nesse sentido. Tendo em vista as lacunas que marcam o estudo da metáfora no PLA, buscamos neste trabalho investigar se a compreensão de metáforas por falantes de PLA em contexto acadêmico é facilitada através de uma sensibilização (awareness raising, cf. BOERS, 2000) da metáfora. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa de campo com aprendizes de PLA  matriculados em universidades brasileiras, os quais serão submetidos a tarefas de compreensão de metáforas e a uma intervenção, na qual será promovida a sensibilização do fenômeno. Com este estudo, buscamos contribuir para a área de ensino e aprendizagem de PLA, analisando se a sensibilização da metáfora é uma prática promissora para o ensino de linguagem linguagem figurada.


Agência de fomento:
CAPES/ PROEX