Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DA IMAGEM À PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO SUPERIOR

Autores:
Maria Suzett Biembengut Santade (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FIMI - Faculdades Integradas Maria Imaculada)

Resumo:

Destaca-se a importância da imagem na construção de trabalho acadêmico e científico na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa no ensino superior de uma instituição municipal do interior do Estado de São Paulo. Os alunos dessa unidade trabalham durante o dia e somente têm a instituição como lugar de estudo e aprendizagem. Para a interação nas aulas, buscam-se os textos das diversas áreas como ilustração das técnicas linguísticas na produção textual sem danificar a bagagem de conhecimento dos alunos. Nas bases metodológicas, a teorização dos gêneros textuais se faz necessária para o aprimoramento da produção acadêmica já que o perfil do alunado dos cursos noturnos mostra a leitura superficial de vários assuntos. Em seguida, busca-se a leitura de artigos científicos de cada área pela internet para desenvolver a compreensão, a produção linguística e a argumentação dos alunos. A teoria semiótica de Santaella (2010, 2016) e de Simões (2009) amplia a compreensão do uso da imagem à escrita na produção dos pôsteres, das apresentações orais e dos textos acadêmicos e ficcionais dos alunos. A leitura midiática de texto científico torna-se dinâmico-funcional quando os textos são direcionados a cada área profissional dos alunos. Assim, constatam-se os resultados positivos com a produção escrita mais acurada no ensino superior pelos alunos.