Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Práticas de formação docente: criando aproximações entre a formação inicial e a continuada

Autores:
Thais Fernandes Sampaio (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Renata Cristina das Dores Alves (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo:

Este trabalho, assenta-se sobre a discussão dos rumos da formação docente nos cursos de licenciatura, neste caso específico, a aproximação dos graduandos de vivências do contexto da sala de aula através da participação em um oficina do curso de licenciatura em Letras/UFJF, cujo objeto eram práticas de planejamento de ensino de Língua Portuguesa. Nessa oficina, os alunos do curso de letras, orientados pela professora da disciplina, se envolveram no planejamento de um período escolar de uma turma de nono ano de uma escola pública. Tal aproximação foi possibilitada pelo fato de a professora regente da turma, doutoranda de um programa de pós-graduação em linguística, estar realizando, naquele semestre, seu estágio docência nessa disciplina da graduação.  A formação docente inicial e continuada, neste trabalho, é discutida a partir diferentes aspectos, quais sejam: a criação de uma identidade profissional (NÓVOA, 2009); a epistemologia da prática docente no contexto da formação de futuros professores (TARDIF, 2014); as implicações referentes às interações presentes no trabalho do educador (TARDIF; LESSARD, 2014; FULLAN, 2009); as contribuições da linguística aplicada na reflexão sobre educação linguística (FABRÍCIO, 2006; SCHLATTER; GARCEZ, 2013). Os resultados obtidos, durante o período da oficina, validam a aproximação dos futuros professores a práticas reais observadas e desenvolvidas em parceria com professores experientes, contribuindo, dessa forma, para a construção de suas respectivas identidades profissionais e aumentando o diálogo entre a teoria acadêmica e os saberes docentes.