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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PROPOSTA DE JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA

Autores:
Fabio Nunes Assunção (UECE - Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo central a criação de um jogo digital, a ser utilizado como Objeto de Aprendizagem para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de ortografia da Língua Portuguesa em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica conta com os conceitos de Alfabetização e Aquisição da Escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 2008; LEMLE, 2007; MARCUSCHI, 1997; MOREIRA, 2007, 2009), Objetos de Aprendizagem (AGUIAR; FLÔRES, 2014; ARAÚJO, 2013; REATEGUI et al, 2010) e Multiletramentos (BUCKINGHAM; BURN, 2007; CALLOW, 2005; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016). O jogo foi desenvolvido através do software RPG Maker MV, em conjunto com uma professora de Língua Portuguesa. Os primeiros dados foram coletados através de testagem do jogo com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Fortaleza/CE. As partidas foram gravadas através de software de captura de imagem (Webinaria). Após as partidas, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes, com o intuito de obter um feedback imediato da experiência. Como resultados preliminares, constatou-se que os desafios do jogo foram considerados fáceis pelos alunos participantes, levando à reflexão de uma adequação do conteúdo didático às reais necessidades dos alunos, o que será feito para a próxima versão do jogo. Além disso, dentro da perspectiva dos letramentos digitais, a maioria dos alunos se mostraram capazes de entender os textos escritos (letramento impresso), de entender os recursos semióticos usados em conjunto (letramento multimídia) e de interagir com o jogo de forma produtiva (letramento em jogos). No âmbito institucional, esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e se desenvolve no contexto das produções do grupo de pesquisa LENT – Linguagem, Ensino e Tecnologia, coordenado e orientado pela Profa. Dra. Nukácia Meyre Araújo.