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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O DESENHO A AFABETIZAÇAO E O IMAGINÁRIO

Autores:
Maria dos Anjos de Miranda (EEPDGS - ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR DJALMA GUILHERME DE SOUZA)

Resumo:

Apresentar o desenho, utilizando o imaginário infantil no processo de aquisição da escrita. Sendo que a imaginação da criança estabelece rápidas conexões com tudo que está a sua volta, que possibilita imaginar formas que levam ao rabisco, que logo mais originam os desenhos. Evidenciado o imaginário, e demonstrando sua relação com a alfabetização. Analisar os benefícios do imaginário infantil educacional no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se do desenho como uma eficiente ferramenta, e com a imposição de códigos linguística. Relacionar o desenvolvimento e o interesse pelas atividades realizadas com os desenhos. Observando que a criança pode fazer novos movimentos e controle sobre a mão, surgindo movimentos espirais e círculos fechados, posterior suas garatujas ganham nomes e detalhes que se aproximam das formas reais. Principais referências são: Fernanda Hanauer, Gabriela Gonçalves Matheus, Lindolfo de Oliveira Rabelo Junior. Revisam da literatura, coleta de dados na Escola Municipal de Educação Básica, na sala de alfabetização, observar a prática pedagógica, produção artística, usando a metodologia do desenho. Sistematização e análise dos dados compondo o relatório da pesquisa. Relação da teoria aos elementos da prática, como mecanismo de construção do conhecimento no processo de aprendizagem. Reconhecer e destacar a importância do desenho como forma de expressão da criança que ainda não domina a linguagem escrita. Observar os riscos e movimentos feitos ao desenhar, adquirindo controle do próprio corpo, podendo exercitar a capacidade de desenvolver seus níveis afetivos e cognitivos, o que contribui para alfabetização. Favorecer a experimentação, valorizando a imaginação e a descoberta do desenho como construção e reconstrução de seu pensamento.