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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Metacompreensão Leitora: Considerações sobre a prática de leitura para estudo no curso médio técnico integrado.

Autores:
Raphaella Peixoto de Souza (UFAL - universidade federal de alagoas)

Resumo:

O presente trabalho é fruto de um estudo inicial da nossa tese de doutorado que tem como objetivo constatar em que medida a compreensão leitora é concebida pelos docentes e alunos das disciplinas técnicas do curso médio integrado de Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici, procurando verificar assim, uma das possíveis causas do déficit de aprendizagem, problema muito relatado entre os professores da Educação Básica.  É ainda objetivo da tese em andamento, uma ação de intervenção cuja metodologia pretende aplicar textos técnicos do cotidiano escolar dos alunos com atividades que priorizam as estratégias cognitivas e metacognitivas voltadas para a leitura, para então descobrirmos se o ensino explícito de técnicas e estratégias de leitura podem tornar os alunos em questão melhores leitores e por conseguinte, aprendizes autônomos e emancipados. trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação que, segundo Thiollent (2000), objetiva “buscar soluções aos problemas reais”, ou seja, trata-se de uma intervenção para resolução de problemas. Tal propósito cumpre ainda o importante papel de aprimorar a prática, agindo e investigando sobre ela, como incentiva Tripp (2005). Este trabalho considera as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (BRASIL 1998) e  fundamenta-se nos estudos de Jou e Sperb (2006), Kato (1990) Leffa (1996), entre outros autores que apontam essas estratégias como condutoras a reflexões e avaliações do próprio conhecimento, direcionando o leitor a tomar medidas quando se verificam falhas de compreensão e são uma maneira de regular o processo de leitura, deixando o leitor em uma atitude de alerta em relação às operações mentais que realiza. Tais estratégias conduzem a uma atitude consciente diante do texto, o que, na visão de Solé (1998) e Kleiman (1996), permitem que a monitoria da leitura se desenvolva naturalmente, favorecendo ao leitor identificar falhas na sua compreensão, com vistas a cumprir um objetivo.