Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO CRÍTICO EM INTERFACE AO LETRAMENTO CIENTÍFICO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOCENTE NO NORTE DE MATO GROSSO

Autores:
Suzana Fabrim Aguiar (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

Os estudos sobre o(s) letramento(s) ganham cada vez mais visibilidade e têm sido alvo de muitas pesquisas em Linguística Aplicada, sobretudo aos estudos da linguagem face ao atual cenário da educação no Brasil, principalmente no que corresponde ao processo de ensino aprendizagem dos alunos. Este trabalho é um recorte de dissertação de mestrado, baseada em pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, fundamentada metodologicamente nos vieses da pesquisa qualitativa e interpretativista. Os dados foram coletados, no ano de 2017, por meio de um questionário online contendo 47 perguntas direcionadas aos professores da rede pública estadual da área de linguagem das regiões norte e noroeste do estado de Mato Grosso, Brasil, compreendendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Física, Arte e Língua Estrangeira Moderna (Espanhol e Inglês). Entretanto, como corpus desta pesquisa, foram analisadas 14 questões pontuais referente aos letramentos e analisados os questionários de 34 professores.  Buscou-se, com este estudo, realizar um mapeamento dos letramentos que os professores de Língua Inglesa possuem, apreciados em quatro categorias de análise, a saber: Letramento, Letramento Digital, Letramento Crítico e Letramento Digital Crítico, temas que requerem um olhar crítico de reflexão quanto a indicar ações imediatas que apontem para necessidades formativas de acordo com a realidade de cada região/local. Embora os dados tenham viabilizado compreensões a respeito desses vieses de análise, o foco principal manteve-se no Letramento do Professor face ao Letramento Crítico. Os dados revelaram que a concepção de formação e atuação deles é bastante semelhante frente às atuais demandas da escola contemporânea.