Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DA EAD SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA ACADÊMICA

Autores:
Alessandra Magda de Miranda (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Diana Ribeiro Guimarães (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Regina Celi Mendes Pereira (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA)

Resumo:

O Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) é um projeto que tem como foco as investigações sobre o processo de elaboração de textos acadêmicos e suas peculiaridades nas diferentes áreas do conhecimento. Dentre as ações voltadas ao desenvolvimento de processos de didatização de textos acadêmicos, além de Workshops, são ministrados minicursos e oficinas para alunos de graduação, pós-graduação e servidores da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse contexto, o presente artigo é fruto das reflexões desenvolvidas a partir de um minicurso ofertado, no primeiro semestre de 2018, para alunos dos cursos de Graduação da UFPB VIRTUAL, polo de Campina Grande, PB. A demanda dessa atividade formalizou a abertura do semestre para uma média de 25 graduandos de diferentes licenciaturas, buscando debater sobre o processo de inserção nas práticas da escrita acadêmica e minimizar as dificuldades encontradas na produção de gêneros que contribuem para a divulgação de pesquisas científicas, com enfoque especial no artigo científico e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Na ocasião, discutiu-se a noção de letramento acadêmico, considerando-se a escrita acadêmica enquanto uma prática social situada caracterizada como “fundamentada, orientada e normatizada” (OLIVEIRA e ARAÚJO, 2017) e refletiu-se sobre as expectativas e/ou experiências desses alunos com tal prática. Assim, a partir das respostas dos graduandos em um dos momentos do minicurso, no qual foram solicitados a escrever um breve comentário sobre suas experiências de produção de textos acadêmicos, objetivamos analisar quais as representações deles sobre o processo de escrita acadêmica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretativista, desenvolvida com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados preliminares apontam que há uma preocupação maior, por parte desses alunos, em relação à sistematização/normatização da escrita acadêmica que é concebida como um processo árduo, complexo e, geralmente, angustiante.