Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Escrita significativa: escrevendo um jornal

Autores:
Gabriele Cristine Carvalho (IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais)

Resumo:

Os alunos das escolas técnicas federais estudam em dois turnos e têm que lidar com um número significativo de disciplinas técnicas e propedêuticas. No 3º ano do ensino médio integrado do IFMG campus Santa Luzia, além dessas atribuições, os discentes têm que fazer estágio ou defender um TCC e preparar-se para o ENEM. Dessa forma, para conseguir o engajamento dos alunos nas atividades de escrita, é necessário que ela seja significativa. Nesta comunicação, será apresentado um trabalho de produção escrita desenvolvido com os alunos do 3ª ano do ensino médio integrado do IFMG – Campus Santa Luzia. Partindo do conceito de gêneros textuais proposto por Bakhtin (2011) e de letramento crítico de Cassany e Castellà (2010), realizei um trabalho de escrita de um jornal, pois esse suporte apresenta vários gêneros textuais (reportagem, notícia, entrevista, resenha, editorial, charge etc.), o que permite uma escrita diversificada e investigativa. Assim, os discentes tiveram que usar uma linguagem também diversificada (ainda que predominantemente formal, algumas seções permitem traços de informalidade) e lidar com o dialogismo presente no suporte, o que permitiu seguir as OCEM (BRASIL, 2006). Para essa atividade, cada sala foi dividida em cinco grupos, sendo que cada grupo ficou responsável por uma seção do jornal, quais sejam: Cidade, Política e Economia, Tecnologia, Entretenimento e Esporte. Nas orientações aos discentes, foi-lhes informado que eles deveriam apresentar matérias voltadas a sua realidade mais imediata, ou seja, eles deveriam tratar dos assuntos da sua cidade, do seu bairro ou do campus e era necessário que a turma fizesse pesquisas na comunidade, usasse o mesmo design visual, além de fazer uma pré-apresentação da seção duas semanas antes da entrega final. Os resultados da atividade mostraram que os discentes fizeram um trabalho que propiciou uma reflexão, principalmente, sobre a política, a cidade e sobre o próprio campus.