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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PROJETO DE ENSINO MULTILETRAMENTOS: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DOCENTES EM OFICINAS DE LEITURA E DE ESCRITA

Autores:
Pauliana Duarte Oliveira (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) ; Selma Zago da Silva Borges (IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)

Resumo:

Esta comunicação visa socializar um relato de experiência de docentes referente ao Projeto de Ensino Multiletramentos, desenvolvido no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara, Brasil, nos três últimos anos. Esse projeto tem como propósito contribuir com o ensino de leitura e de escrita dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino técnico. Para isso, por meio de oficinas, o projeto busca intensificar práticas de leitura e de escrita baseadas no ensino dos gêneros textuais, mais precisamente, a proficiência na produção escrita referente à redação no Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, oportuniza aos alunos um espaço para aperfeiçoarem seus conhecimentos estéticos, em se tratando de saberes relativos à produção artística e à apreciação estética, bem como  um espaço reflexivo e analítico fomentado de discussões científicas relativas às  questões sociais. O projeto pauta-se no ensino de Língua Portuguesa voltado para as práticas de multiletramentos (ROJO, 2009), considerando a heterogeneidade de linguagens, por meio do acesso aos diferentes gêneros textuais e/ou discursivos (BAKHTIN, 2003). Nessa perspectiva, a proposta do projeto considera producente para o ensino de leitura e de escrita tomar o gênero como (a)mostra (BORGES, 2016) – uma  vez que o gênero é, ao mesmo tempo um modelo e uma transgressão – , como também, desvincular de um prática de  ensino de escrita como um “treino”. As três edições do referido projeto atingiram resultados produtivos. Isso pode ser comprovado pelos registros dos alunos no diário de experiências das oficinas,  pela autoavaliação aplicada  e, também, pelos resultados desses estudantes no Enem 2016 e 2017, uma vez que eles obtiveram notas na prova de redação acima da média nacional, conforme relatos dos próprios participantes e dos dados divulgados oficialmente, nos quais, nesses anos,  a instituição IFG, Câmpus Itumbiara, obteve o 1º lugar na categoria escola pública do Estado de Goiás.