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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Sobre o que se finge não ver: Representações da indiferença social na Literatura Infantil/Juvenil Contemporânea

Autores:
Adriana Falcato Almeida Araldo (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Sobre o que se finge não ver:

Representações da “indiferença social” na

Literatura Infantil/Juvenil Contemporânea

 

 

Este trabalho objetiva demonstrar possibilidades de diálogo entre as narrativas de autores contemporâneos: Corda Bamba da escritora Lygia Bojunga, por meio da personagem Velha da História e Os Invisíveis, de Tino Freitas, com ilustrações de Renato Moriconi; obras destinadas ao público jovem, destacando-se os fatores simbólicos e ideológicos presentes e a maneira como esses elementos dispõem-se em diálogo nas narrativas, colocando-se como reveladores de um “descaso social”.

O dialogismo constituir-se-á a linha condutora das reflexões que envolvem as narrativas, reflexões fundamentadas nas pesquisas de Bakhtin, partindo-se da ideia de que, por meio do processo dialógico, vozes presentes nos textos podem reforçar ou refutar discursos, assumindo sentidos novos e contornos próprios, de acordo com a época, a intencionalidade e outros fatores extralinguísticos.

A partir desses pressupostos, as narrativas Corda Bamba de Lygia Bojunga e Os Invisíveis de Tino Freitas serão analisadas, aqui, como intercâmbio cultural de imagens, trocas culturais e respostas, buscando-se evidenciar novos sentidos produzidos a partir do processo dialógico que instauram e contribuindo para levantar questionamentos sobre a construção e a lógica que organizam a realidade, questionamentos que não são novos, mas que ainda não se encontram esgotados em termos de análises.

Esses elementos contribuem para confirmar a relevância da arte literária na desconstrução de visões de mundo e reavaliação de conceitos, e demonstram que narrativas voltadas ao público juvenil, trabalhando temas dessa complexidade, ao mesmo tempo em que possibilitam aos jovens o desenvolvimento do prazer estético, assumem, também, grande importância na forma de pensar e apreender a realidade.