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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Capas de livros didáticos de Português do Brasil para Estrangeiros: o que dizem sobre a identidade nacional

Autores:
Norimar Pasini Mesquita Júdice (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:

Esta investigação foi realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa Português do Brasil para Estrangeiros: estudos e depoimentos sobre o processo de constituição e consolidação da área, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para a consecução do estudo, reunimos, pesquisamos e analisamos, com base nos pressupostos expressos na Teoria das Representações Sociais, elaborada por Moscovici, 57 capas de livros didáticos destinados ao ensino de Português para Estrangeiros e publicados no Brasil entre os anos de 1924 e 2017, focalizando as representações da identidade brasileira nelas configuradas. A análise incidiu sobre os componentes verbais e não verbais das capas - títulos e imagens - e as formas pelas quais se articulam. Neles observamos, no quadro dos períodos em que foram publicadas as obras investigadas, como são representadas a língua a identidade brasileira para os professores e aprendizes da área. Estereotipados ou não, os títulos colocam em destaque aspectos já descritos em estudos que focalizam o Brasil e sua gente pela ótica cultural ou antropológica. Destacam-se, então, nos títulos analisados, aspectos como a cordialidade e a receptividade do brasileiro. As imagens, por sua vez, ressaltam e enaltecem, de modo recorrente, a natureza e a pluralidade de culturas.