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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O bilinguismo do professor de língua inglesa: uma contribuição psicanalítica para a Linguística Aplicada

Autores:
Arabela Vieira dos Santos Silva E Franco (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maralice de Souza Neves (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

A proposta central da pesquisa aqui apresentada foi observar como os sujeitos, em suas subjetividades, se inscrevem como sujeitos bilíngues. Levou-se em consideração o pressuposto psicanalítico de que é nos discursos, isto é, na sua relação com o Outro, que o sujeito emerge. O corpus da pesquisa foi constituído a partir de conversações que foram denominadas de Conversational Rounds (CR), e as análises dos dizeres foram feitas a partir da teoria da significação elaborada por Lacan e das estruturas dos Quatro Discursos esquematizadas também por ele. São apresentados alguns dos dizeres produzidos por uma professora participante de um programa de Educação Continuada sobre a temática do bilinguismo, salientando sua relação com as habilidades de fala e escrita em língua inglesa. Cada CR teve uma configuração singular e cada um foi estruturado de acordo com as demandas do grupo.  Algumas de suas características foram: a possibilidade dos participantes escolherem utilizar o português ou inglês; foram feitas representações imagéticas, assistiram a vídeos e fizeram um teste de inglês. O propósito da metodologia foi permitir a emergência de novos significantes através da associação livre coletivizada. Pude observar alguns giros nas posições discursivas da professora, mas não pude perceber nenhuma mudança subjetiva expressiva em relação ao seu posicionamento enquanto sujeito bilíngue, tampouco em relação às suas habilidades de fala e escrita em inglês. O principal resultado da pesquisa foi perceber que a definição de sujeito bilíngue ultrapassa a singularidade de cada sujeito, uma vez que a cada giro discursivo o sujeito pode se posicionar como sendo, ou não, bilíngue. Portanto, qualquer tentativa de significar o sujeito será tão evanescente quanto suas posições discursivas. Essa pesquisa poderá contribuir com os estudos que levam em consideração a impossibilidade do sujeito de lidar com as línguas e o modo singular como cada um lida com sua falta.


Agência de fomento:
FAPEMIG