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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL-PERU

Autores:
Carlos Richer Braga Maia (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Solano da Silva Guerreiro (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:

A língua é um bem precioso para a humanidade, pois, por meio dela podemos trocar ideias, difundir conceitos, perceber visões distintas das várias culturas existentes no mundo. Neste sentido, o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira vem ao encontro da afirmação anterior, visto que a aprendizagem de outra língua possibilita ao aprendiz um olhar diferenciado acerca do mundo ao seu redor. Neste sentido, a Universidade Federal do Amazonas-UFAM por meio do Projeto CEL – Centro de Estudos de Línguas, descentralizou suas atividades da unidade sede, cidade de Manaus e, passou a ofertar cursos de idiomas nas unidades localizadas no interior do estado do Amazonas. No nosso caso, as atividades foram e estão sendo realizadas no Instituto de Natureza e Cultura-INC, localizado na cidade de Benjamin Constant-AM, município limítrofe com a cidade peruana conhecida como Islândia. As abordagens de ensino nesse contexto focaram no desenvolvimento da competência comunicativa, utilizando, para tanto, a ludicidade como suporte para a realização das atividades. Nessa Perspectiva, foi traçado como objetivo norteador, o de proporcionar a aprendizagem da Língua Portuguesa dos alunos por meio de atividades lúdicas, utilizando a abordagem comunicativa. Para embasar o presente trabalho utilizamos como suporte teórico: Abadía (2000) Fernández, et al (2012), Fernández & Callegari (2010), Tornero et al (2009). Para alcançar o objetivo proposto e dar significação à aprendizagem adotou-se a teoria da Aprendizagem Significativa formulada por Ausebel. Os dados que sustenta esse trabalho foram coletados em sala de aula ao longo do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.