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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


VARIAÇÃO DE ASPECTO SEMÂNTICO-LEXICAL: ENSINO E CONTRIBUIÇÃO PARA O COMBATE AO PRECONCEITO

Autores:
Adriana Cristina Cristianini (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Resumo:

Pesquisas que visam a um conhecimento mais específico das variações linguísticas são desenvolvidas nas universidades brasileiras (e estrangeiras). Os estudos sociolinguísticos, geolinguísticos, sociogeolinguísticos, entre outros, desenvolvidos principalmente em forma de dissertações e teses, possibilitam conhecer, descrever e mensurar fenômenos linguísticos relacionados a fatores sociais, culturais, históricos, políticos, regionais, espirituais. Cabe salientar que os resultados desses estudos consistem em um volume considerável de dados linguísticos, que resultam em um gigantesco número de possíveis análises e, além disso, oferecem condições para que professores cumpram parte das diretrizes que são determinadas pelos documentos oficiais da educação no que tange ao conhecimento e ao respeito à pluralidade cultural e linguística brasileira. É no conhecimento e no respeito à diversidade linguística, em especial no aspecto semântico-lexical, que se abriga o segredo para o desenvolvimento de habilidades necessárias para que o indivíduo possa desempenhar de maneira plena sua cidadania, item visto como principal objetivo da educação. Este trabalho faz parte de um projeto que propõe a elaboração atividades e/ou sequências didáticas, cadernos pedagógicos, vídeos didáticos, livros e/ou e-books didáticos, programas (software) didáticos, e outros produtos, destinados ao ensino da Língua Portuguesa. Fundamentamo-nos, principalmente, no que se refere à variação e ao aspecto semântico-lexical da língua, em Coseriu (1980), Pottier (1978), Pais (1978) e Barbosa (1981); referente ao ensino, em Bortoni-Ricardo (2004). Como resultado do trabalho, pudemos verificar o desenvolvimento de diversos produtos de apoio pedagógico para o ensino-aprendizagem de léxico e variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Diante do exposto, a presente comunicação pretende se pautar nos seguintes objetivos: (i) insuflar discussões sobre as possíveis reflexões sobre estudos lexicais e variação linguística; (ii) apresentar propostas, concluídas e em andamento, que, partindo de estudos acadêmicos, propõem modelos de intervenção pedagógica para o ensino de variação e léxico, além do combate ao preconceito, em aulas de língua.