Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Estágio com pesquisa: propostas para a formação docente

Autores:
Célia Zeri de Oliveira (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo:

A proposta desta comunicação é de discutir as propostas de formação docente  com foco em estudos de formação inicial em nível de licenciatura com práticas pedagógicas centradas na articulação de estágio com pesquisa como condição de desenvolvimento intelectual, profissional e de identidade docente, ou seja, abordagens teórico/práticas que se enquadrem nas perspectivas de estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas em que a metodologia tenha primordialmente como base os pressupostos da pesquisa-ação/investigação-ação, ou estágio com pesquisa, com a  proposta de execução e/ou desenvolvimento nos espaços de ensino-aprendizagem em que ocorrem a ação docente, isto é, as instituições de ensino básico. Nossa meta principal, nesse âmbito, é de demonstrar  iniciativas de projetos de professores e estudantes que têm apresentado  a execução do estágio docente a partir do ensino com pesquisa, sistematizando nos resultados reflexões sobre a prática docente articulada com os processos de investigação-ação. Assim, apresentaremos, de modo sintético, algumas experiências  de trabalhos que articulem perspectivas teórico-epistemológicos que discutem  a formação do professor reflexivo-pesquisador e estudam os procedimentos adotados com base na pesquisa-ação nos cursos de formação docente, desenvolvendo  paradigmas de formação inicial de professores que têm como referência a articulação de estágio com pesquisa, construindo propostas para  a formação do professor-pesquisador com vistas para realizar a mediação pedagógica fundamentada em teorias que deem suporte teórico, sobretudo, com a realização prática para a construção dos saberes docentes pelo viés da docência situada.