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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A avaliação externa ENADE e o curso de Letras: entre o prescrito e o cobrado

Autores:
Andréia da Cunha Malheiros Santana (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo:

Este artigo tem como objetivo analisar quais conhecimentos são cobrados na avaliação intitulada ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) aplicada aos alunos do curso de Letras nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. O intuito de tal exame é medir o desempenho dos graduandos em relação aos conhecimentos previstos nas diretrizes curriculares do curso que realizaram, ao avaliar os conhecimentos dos formandos, tal exame valoriza um determinado modelo de currículo e um determinado conhecimento na área avaliada. A fundamentação teórica deste artigo encontra sua base nos documentos legais que estipulam o que deve ser trabalhado na graduação em Letras (como as Diretrizes Curriculares Nacionais) e aqueles que determinam quais conhecimentos são necessários para o exercício do professor de língua portuguesa na educação básica (Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares para o estado do Paraná). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, segundo a concepção de Gil (2002). Como conclusão, apontaremos a discrepância entre o discurso oficial e o que é exigido nos referidos exames, embora se fale muito da importância do professor conhecer e trabalhar com os diferentes gêneros, o exame cobra prioritariamente o gênero literário e as produções literárias produzidas a partir do final do século XIX e século XX. Com referência aos conhecimentos específicos da prática docente, é possível afirmar uma ênfase em questões associadas à tecnologia e ao conhecimento sobre legislação.