Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O MEME COMO MATERIALIDADE NO DISCURSO PEDAGÓGICO E POLÍTICO

Autores:
Sandra Borsari (UNEMAT - Universidade do Estado do Mato Grosso)

Resumo:

A linguagem é o instrumento de comunicação do ser humano que, ao longo dos séculos, foi evoluindo e passou de sussurros guturais e riscos na parede de cavernas para formas mais modernas. Os avanços tecnológicos proporcionaram uma virada de múltiplas linguagens, que estão presentes em todos os lugares, principalmente na escola. Sendo assim, o ensino de língua portuguesa através dos gêneros textuais ganhou roupagem nova e formas inovadoras de práticas sociodiscursivas. Considerando o meme um dos gêneros textuais mais compartilhados e visualizados na atualidade, a presente pesquisa propõe estudar o conceito de meme e como o interdiscurso e a formação discursiva influenciam no discurso pedagógico e político do corpus analisado. Através de análise documental pretende-se compreender as construções ideológicas que influenciam o posicionamento dos sujeitos e, baseada em Eni Orlandi (1996), faz-se uma abordagem da Análise de Discurso e suas principais noções, a fim de que se possa compreender o discurso pedagógico e político. Em seguida, uma breve conceituação do gênero meme é analisado a partir da perspectiva interacional da linguagem, sob o olhar de Richard Dawkins (1976), que o define como uma unidade de transmissão cultural e de difusão da informação. O estudo dialoga ainda com Moacir Gadotti (1988) e Maingueneau (1987), que apresentam o interdiscurso e a formação discursiva como influência no discurso pedagógico e político. Esses conceitos nos possibilitam a compreensão de um novo sentido dos discursos produzidos na escola e na sociedade, além de nos permitir o uso dos discursos de forma produtiva e orientada para finalidades coerentes com nossas ideologias.