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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DICIONÁRIO ESCOLAR E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: REFLEXÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Autores:
Brayna Conceição dos Santos Cardoso (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo:

Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre a variação diatópica no dicionário escolar (CARDOSO, 2015). Mais especificamente trata-se de uma reflexão de alunos e professores do ensino básico quanto às suas atitudes em relação ao uso do dicionário escolar. Para a composição da amostra, selecionamos oito sujeitos, estratificados em tipo de acervo (acervo 3 ou 4 do PNLD), tipo de escola (escola pública ou particular), nível de escolaridade (ser aluno do ensino fundamental ou médio; ser professor do ensino fundamental ou médio). Aplicamos dois tipos de questionários, um adaptado para os alunos e outro para os professores, cada questionário continha nove perguntas, com o objetivo de saber se o dicionário é utilizado, como é utilizado, em que situações é feito o uso, as atitudes do usuário, se os verbetes que constam nas obras representam a sua realidade sociocultural e seus anseios inerentes a esta temática. A análise dos dados nos leva a concluir que o dicionário escolar necessita de estudos que aproveitem os métodos da Geografia Linguística, visando uma maior fiabilidade aos itens lexicais que os dicionários veiculam; construir um dicionário escolar baseado em usos; capacitar alunos e professores para explorarem o dicionário de forma produtiva no processo de ensino-aprendizagem.     


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CAPES