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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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EJA CONECTADA: A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DE JOVENS E ADULTOS ESCOLARIZADOS

Autores:
Maria Cezarela Oliveira Carvalho (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

Trata-se de um estudo de caso etnográfico que busca compreender as concepções dos sujeitos da EJA (Gestores, docentes e discentes) atuantes no Colégio Estadual Rubem Nogueira, localizado na cidade de Serrinha - Bahia, quanto as possibilidades de multiletramentos nos processos educativos de jovens e adultos dos tempos formativos VI e VII na contemporaneidade. A pesquisa encontra-se em exercicio utilizando sessões reflexivas e dialogos mediados pela escuta sensivel entre gestores, docentes da EJA e pesquisadores envolvidos tendo como objetivo geral: Conhecer as concepções dos sujeitos da EJA (docentes, discentes, gestores) quanto a possibilidade de operacionalização de práticas de multiletramentos com o uso das tecnologias digitais nos contextos sócio culturais da leitura e escrita. E objetivos especificos: Identificar as concepções dos sujeitos inerentes aos multiletramentos, a partir do uso das tecnologias digitais na Educação de jovens e adultos; Analisar as possíveis interfaces a serem construídas pelos atores e atrizes sociais entre multiletramentos e libertação/conscientização, nas dinâmicas metodológicas realizadas no contexto da sala de aula da EJA; Evidenciar potencialidades e dificuldades encontradas pelos sujeitos da EJA nos caminhos trilhados para construção da aprendizagem da leitura e da escrita, a partir dos multiletramentos. Utilização como fundamentação teórica: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Roxane Rojo, Carla Coscarelli, Grupo Nova Londres (Manifesto dos Multiletramentos), Pierre Levy, Henry Giroux, na construção de dialogos teóricos que contemplem educação, cidadania, multiletramentos e a pratica pedagogica, situada na contemporaneidade. Quanto a metodologia optamos por desenvolver a pesquisa pelos caminhos da etno-pesquisa critica e colabolativa, uma vez que nossa inteção, para além de desnudar a realidade busca processos de auto-formação critica quanto ao uso das tecnologias digitais nos processos de multiletramentos na EJA. A pesquisa encontra-se em caráter de exercício podendo destacar como resultados parciais: a urgência de políticas públicas que contemplem tecnológias digitais e formação docente qualificada para atuar na EJA.


Agência de fomento:
Universidade do Estado da Bahia - PPGEduc